O SPC – Serviço de Proteção ao Crédito – é um banco de dados com informações de crédito e cadastro, disponibilizado ao associado através de um sistema de consultas que armazena informações de milhares de consumidores, empresas e grupos econômicos. As consultas efetuadas no banco de dados do SPC possuem abrangência nacional sobre débitos de pessoa física e jurídica, alertas e referências comerciais. Estas informações são oriundas das bases do SPC, da Serasa, do Banco Central, da Receita Federal e Cartórios. As consultas são feitas por meio do CPF (Pessoa Física) ou CNPJ (Pessoa Jurídica) e tem o objetivo de auxiliar na concessão de crédito, possibilitando a confirmação dos dados cadastrais e a análise de informações positivas e restritivas, o que gera uma redução da inadimplência e mais segurança para o desenvolvimento do mercado de consumo. Benefícios de contar com a proteção do SPC – Redução da inadimplência; – Melhor análise do crédito do consumidor, com segurança e agilidade, através de informações atualizadas e confiáveis; – Opções de análises do crédito direcionadas para diferentes ramos de negócios, atendendo as necessidades de cada empresa; – Abrangência nacional, proporcionando eficiência no serviço e dificultando a ação de consumidores mal intencionados.